Xbox 360 e PS3 dão prejuizo de USD 8 bilhões segundo veterano. - Crise Gamer

Home Top Ad

8 de jan. de 2013

Xbox 360 e PS3 dão prejuizo de USD 8 bilhões segundo veterano.


Xbox 360 e PS3 dão um prejuizo para Microsoft e Sony, em um total de 8 bilhões de dólares, de acordo com um novo artigo escrito pelo veterano da indústria, Ben Cousins.

Segundo o relatório de Cousins, a Microsoft gastou cerca de USD 2,996 bilhões no Xbox 360. desde o seu lançamento em 2005, enquanto a Sony se saiu pior, gastando 4,951 bilhões de dólares no Playstation 3. Ambos os números são uma perda para as empresas,você pode conferir em uma visão geral a perda das empresas na tabela financeira de Cousins clicando aqui.

Cousins já trabalhou em uma série de estudos ao longo dos anos - incluindo Sony, EA e até a Lionhead - e ele diz que tem sérias dúvidas quanto ao futuro dos consoles de mesa que nós conhecemos, citando o plano da Sony e Microsoft de vender os consoles tendo perda de lucro. É uma má estratégia, diz ele, pois mesmo com um total de + 70 milhões de consoles vendidos cada, as duas empresas estão perdendo muito dinheiro.

"Consoles como Xbox, Playstation e Wii U são vendidos havendo perda", disse Cousins. "É mais caro para fabricar e distribuir o console do que o preço a que é vendido. Fabricantes de consoles fazem isso, porque esperam trazer de volta o dinheiro, com a taxa de licença que eles cobram por cada jogo vendido em sua plataforma"

"A fim de compensar o enorme custo de produção do hardware, distribuição, pesquisa & desenvolvimento e marketing, os 'titulares' das plataformas do hardware devem vender em grandes quantidades. Ainda assim, há muito a ser vendido, na verdade, os dados apontam que o Xbox 360 e PS3 estão dando enormes perdas mesmo tendo vendido mais de 70 milhões de unidades cada."

"Dos 70 milhões de Xbox 360 vendidos, uma grande proporção (aproximadamente 40%) foram comprados depois do corte de preço mais recente, em agosto de 2009. Dos 70 milhões de PS3 vendidos, uma grande proporção (aproximadamente 42%) foram compradas desde a introdução do PS3 Slim".



Com uma proporção tão grande de consoles sendo vendidos após o reajuste de preço pós-corte, parece que a estrategia de não perder a liderança não está dando frutos para ambas as empresas. Outro fato que piora a situação dos consoles, é que ambas as empresas tem 50% de tablets, smartphones ou ambos os dispositivos  e que podemos ver que a cada vez a capacidade do aparelho vai avançando rapidamente, podendo assim suportar conteúdos de jogos AAA.

Ontem revelaram o Tegra-4 Shielf, projeto da Nvidia que mostra que os jogos de celulares estão ganhando terreno rapidamente, e que poderia representar uma ameaça real para o mercado de consoles domésticos como o conhecemos atualmente em 2013. Como pondo de partida em seu relatório, Cousins abordou muito esta questão, "desenvolvedores e editores para aparelhos móveis estão se direcionando para os 'gamers de console' de forma agressiva. Eu trabalho para uma editora móvel um pouco menor do que a EA, e nós estamos atirando neles agressivamente".

Prevendo o que ele vê no horizonte para a indústria, Cousins continuou: "No futuro, vejo jogos como tendo dois mercados principais:

"Os dispositívos móveis como smartphones e tablets irão servir o maior mercado de revestimentos como crianças, jogadores casuais e as pessoas recém saídas dos consoles".

"Os jogadores do 'núcleo e ultra-núcleo' podem ser 'servidos' por jogos de PC, que crescê menor do que o aparelho móvel, mas continua crescendo. Muito dos jogadores da velha 'escola' de PC que eu conheço, que migraram para o Xbox ao longo dos últimos 10 anos, estão voltando para o PC por causa do já famigerado 'free-to-play', famosos jogos indie, suporte para TV, bem como distribuição digital incrível para a plataforma, como a Steam."

Agora, e vocês leitores? Qual dos dois mercados principais vai ser o seu mercado, se as previsões de Ben Cousins se tornarem realidade? Ele tem razão em sua afirmação, ou é pura lorota de sua cabeça? Deixe se possível nos comentários abaixo.

Opinião do editor: Ou esse cara quer puxar muito o saco da empresa em que ele trabalha, ou ele pegou raiva do Xbox ou PS3 dele terem estragado, creio que isso diz toda minha pergunta, sem mais deixo o resto com vocês.

Nenhum comentário:

Postar um comentário